CAPACITAÇÃO DA UPB MOSTRA O PASSO A PASSO PARA IMPLANTAÇÃO DO MEG-TR


Inscrições estão abertas no site www.upb.org.br

Municípios que têm entre 15 mil e 50 mil habitantes devem implantar o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União – MEG-Tr até o dia 30 de março, às 14h. Com o objetivo de orientar sobre as normas e procedimentos para implantação do sistema acontece, no próximo dia 9 de fevereiro, quarta-feira, o primeiro UPB Capacita de 2022, treinamento oferecido pela União dos Municípios da Bahia (UPB).

A ideia é que os participantes da capacitação tirem todas as dúvidas e fiquem aptos para a implantação célere do MEG-Tr. As inscrições são gratuitas para os municípios associados à UPB e estão abertas no site (www.upb.org.br) até o dia 8 de fevereiro, às 17h. Prefeitos, secretários municipais de administração, finanças, saúde, educação, assistência social, procuradores, controladores, contabilistas, gestores de convênios e técnicos da administração municipal estão aptos a participar da capacitação.

Serão três painéis e o debate que encerrará a capacitação. Objetivos, estrutura, fundamentos e benefícios farão parte do primeiro painel, que tem o tema Modelo de Excelência. No segundo painel será abordada a legislação específica, legitimidade e transparência de documentos e sanções, além da criação do Comitê Gestor. Cadastramento de Comitê Gestor, informações gerenciais, inclusão de diagnóstico, avaliação e validação vão acontecer no terceiro painel.

A capacitação terá quatro orientadores. São eles: o coordenador de Captação de Recursos da UPB e Coordenador da Rede +Brasil elo municipalista no estado da Bahia, Joelson Azevedo; a validadora do MEG-Tr, Adriana Souza; e os consultores jurídicos da UPB, Wal Goulart e Victor Hugo Pinheiro.

“Os técnicos serão instruídos sobre como formalizar o decreto de implantação e constituição do comitê gestor e todo o processo de elaboração do diagnóstico. Vamos passar também as orientações jurídicas e os resultados alcançados pela gestão pública municipal a partir da implantação”, disse Joelson Azevedo.