IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE É TEMA DO PRIMEIRO UPB DEBATE DO ANO


Inscrições estão abertas no www.upb.org.br

O UPB Debate abre o ciclo de eventos de 2022 com o Workshop – Imposto de Renda Retido na Fonte (IRFF – RETENÇÃO AMPLA) dos Estados, DF e Municípios. A capacitação acontece no dia 19, quarta-feira, das 14h às 16h, via Zoom. As inscrições são gratuitas para os municípios associados à União dos Municípios da Bahia (UPB) e estão abertas no site (www.upb.org.br) até o dia 18 de janeiro, às 17h.

O objetivo do evento é apresentar critérios e instrumentos para implantação e aprimoramento das retenções na fonte do Imposto de Renda sobre rendimentos pagos a qualquer título e fornecedores de bens ou prestadores de serviços. “Nossa intenção é capacitar os municípios para administrar bem o recurso público e, com isso, possibilitar mais qualidade para a gestão. Ano passado, nosso foco foi gestão fiscal. Este ano, fizemos um levantamento dos temas mais demandados pelos prefeitos”, avaliou o presidente da UPB, Zé Cocá.

Dispositivos constitucionais; decisão do incidente de resolução de demandas repetitivas – IRDR; análise da recente decisão do STF proferida no RE 1.293.453, com repercussão geral e aplicação imediata para todos os contratos vigentes; medidas tributárias, financeiras e administrativas para implantação da retenção; critérios de retenção – alíquotas; destinação contábil e orçamentária dos recursos; contratos administrativos de fornecedores e prestadores; e preenchimento e remessa da DIRF são os temas a serem abordados durante o UPB Debate.

O Auditor Fiscal do município de Salvador e pós-graduado em Direito Tributário e Auditoria Econômica-Financeira, Antonio Claudio Silva de Vasconcelos, é o palestrante do evento que terá como moderadores o advogado, contador, especialista em gestão pública e responsabilidade fiscal, Fernando Carlos Almeida, e o Auditor Fiscal do Município do Salvador, Artur Mattos.

Serviço

UPB Debate: Workshop – Imposto de Renda Retido na Fonte

Data: 19 de janeiro de 2022 – quarta-feira

Horário: 14h às 16h

Local: Plataforma Zoom

Inscrições: http://simupb.no-ip.org/cert1/index.php?ID1=118