UPB inicia formação continuada de Gestores Municipais de Convênios.


Foi aberto nesta terça-feira (15) o UPB+ Online: Formação Continuada para Gestor Municipal de Convênio (GMC). O curso, oferecido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) na plataforma digital Zoom, vai certificar e atualizar esses profissionais responsáveis pela captação de recursos, gestão de contratos e convênios nos municípios. 

 

A capacitação, que seguirá até 29 de setembro, foi iniciada com orientação do assessor jurídico da UPB, Wal Goulart, sobre o “Papel do GMC na Gestão Municipal e as Atividades Inerentes a Função”. Goulart apresentou legislações ligadas à atividade e atribuições, como a fiscalização contratual e as implicações das ações sob gerencia do GMC. 

 

Segundo ele, é importante massificar os entendimento e fundamentos do trabalho dos GMCs, que é uma figura de confiança, que está interligada a todas as secretarias. “Nós estamos na gestão municipal para organizar a casa e fazer com que o barco possa navegar sem grandes turbulências”, reforçou Goulart.

 

Para o mediador do curso, o coordenador de Captação de Recursos da UPB, Joelson Azevedo, o diálogo e a troca de experiências comandarão a dinâmica da capacitação. “Queremos unir e dialogar com os participantes para que eles possam se ajudar, tanto na troca de experiência, como para se instruir. Essa é uma área que tem novidades o tempo todo, então nossa ideia é oferecer o conhecimento e certificá-los para que continuem a trabalhar, ajudando os municípios”, explicou.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Nos próximos dias serão abordados temas como Planejamento Urbano, Plataforma +Brasil Convenente e Concedente, além da Elaboração de Projetos para Captação de Recursos. No dia 22, o curso terá um módulo introdutório ao Modelo de Excelência na Gestão – MEG. 

 

Especialmente neste dia, o evento será transmitido pelo YouTube e aberto ao público, com as orientações do prefeito de Gaspar/SC, Kleber Wan-Dall, o coordenador de gestão estratégica da Secretaria de Administração do Estado de Santa Catarina, Wladmir Dalfovo, e da assessora em gestão pública da Prefeitura de Gaspar/ SC, Kawana Sanches, já como mediador estará o coordenador do MEG/TR do Ministério da Economia, Esaú Mendes. As debatedoras escaladas são: a coordenadora de Informações Municipais da UPB, Jacira Cavalcanti, a assessora técnica da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Natasha Maia . 

 

No dia 29, para encerrar os módulos da capacitação, o debate contará com a participação do representante da Caixa, Tárcio Queiroz, para abordar o tema Correspondente da Caixa Econômica Federal.